• Arquiteto Roberto Rolim

Construir imóvel comercial para renda é um ótimo investimento.


A instabilidade financeira do país é uma situação que tem preocupado quem busca um modo seguro de investir suas economias. Uma alternativa que tem se destacado no mercado imobiliário é o investimento em imóveis comerciais. Além de ser um meio seguro de aplicar o dinheiro, também rentabiliza o que for investido.



Um projeto de Arquitetura e Decoração feito por um bom profissional e com os materiais certos fazem toda a diferença em qualquer ambiente e trás lucros para seu investimento, mas antes se preocupe em deixá-lo atrativo.


Neste projeto fiz este estudo em terreno imaginando uma drogaria no térreo.

Projeto da fachada deste imóvel é moderna e clean onde as cores claras combinam com os revestimentos de pedras claras de forma muito harmoniosa. Iluminação pontual destaca os detalhes dos ambientes externos.


Para quem pensa que imóvel comercial se resume apenas a salas comerciais se engana. Há uma variedade de opções. Conheça quais são elas:

– Salas comerciais;

– Lojas;

– Galpões.

As salas comerciais, como também as lojas, são de maior procura e também podem significar um retorno financeiro mais rápido. Consultórios médicos, por exemplo, são salas comerciais e há uma tendência imobiliária para empreendimentos totalmente voltados para esse setor.



Realizar um investimento não significa, necessariamente, desembolsar uma grande quantia. Alguns espaços estão disponíveis para financiamento com valor abaixo de um aluguel, por exemplo. Além de ser a certeza de estar aplicando em algo que proporciona maior segurança financeira, ainda que se invista baixo valor adquirir um imóvel comercial, certamente irá proporcionar retorno futuro.



Em um lote de 600m², no centro de Guarujá, anexado ao lote vizinho de 400m², desenvolvi um projeto de edifício de pequeno porte, de 3.000m², para consultórios médicos, tendo em vista a proximidade de um Hospital. A volumetria resultante da caixa de escada e de elevadores, ficou bem marcante e surgiu o interesse em pintá-la de cor vermelha, supondo que a logomarca e outros dizeres poderiam ser brancos. Projetei um subsolo de 740m² para 26 vagas, um pavimento térreo de 310m² ideal para locação de drogaria e 25 vagas descobertas, 1º e 2º andar com 520m² cada e 8 salas comerciais em cada andar, de 43m² em média, 3º e 4° andar de 450m2 cada e também 8 salas em cada andar.



© Arquiteto Rolim. Todos os direitos reservados