• Arquiteto Roberto Rolim

Como viabilizar um empreendimento imobiliário residencial ou comercial do zero.

Atualizado: 29 de Nov de 2019

Como viabilizar um empreendimento imobiliário do zero.


Eu sei que parece bom demais para ser verdade, construir um prédio com baixo investimento. Você deve estar se perguntando: Então porque muitas pessoas não fazem isso? A verdade é que muitas pessoas fazem isso! E ser possível não quer dizer que seu caminho será fácil! Mas é extremamente possível, principalmente para você, profissional (ou futuro profissional) do setor da construção.

Veja o passo a passo para o caminho mais rápido, que segue a legislação vigente, que traz a maior segurança para o seu grupo de investimentos e que proporciona o melhor retorno para você que vai administrar todo o empreendimento:






Em um lote de 600m², no centro de Guarujá, anexado ao lote vizinho de 400m², desenvolvi um projeto de edifício de pequeno porte, de 3.000m², para consultórios médicos, tendo em vista a proximidade de um Hospital. A volumetria resultante da caixa de escada e de elevadores, ficou bem marcante e surgiu o interesse em pintá-la de cor vermelha, supondo que a logomarca e outros dizeres poderiam ser brancos.





Projetei um subsolo de 740m² para 26 vagas, um pavimento térreo de 310m² ideal para locação de drogaria e 25 vagas descobertas, 1º e 2º andar com 520m² cada e 8 salas comerciais em cada andar, de 43m² em média, 3º e 4° andar de 450m2 cada e também 8 salas em cada andar.




A permuta do terreno

Hoje, nas grandes cidades brasileiras, a cada dia que passa está mais raro conseguir terrenos vazios. Então, um dos principais pontos-chave é ter uma pessoa que possua um terreno e esteja disposta a fazer “permuta” do terreno.


Permutar o terreno significa: Ceder o terreno para construção e receber o valor dele em unidades habitacionais (apartamentos).

Exemplo: O proprietário de um terreno aceita permutar um terreno para a construção de um prédio com 10 apartamentos e recebe 2 apartamentos em troca. Há ainda algumas permutas que o dono do terreno recebe parte em apartamentos e uma parte em dinheiro, depende da negociação.



Saber o que é possível ser construído nesse terreno

Como você sabe todo terreno pertence a um zoneamento da cidade e, esse zoneamento que diz o que pode ser construído nessa área. Essas informações que vão dizer o que pode ser construído no terreno e quais características a edificação pode ter. Também conhecida como “informação básica do terreno”, é com essa informação que é desenvolvido o estudo de viabilidade. Antes de propor uma permuta, você precisa primeiro saber o que pode ser construído naquele terreno.



Montar um grupo de investimento

O grupo de investimento é o conjunto de pessoas que estão dispostas a fazer um investimento financeiro no empreendimento. São as pessoas do grupo que vão financiar toda a construção! Conseguir um grupo de investidores é o segredo para viabilizar um empreendimento imobiliário do zero, sem nenhum investimento. Para isso, é importante que você tenha um bom grupo de networking e relacionamentos.



4 visualizações

© Arquiteto Rolim. Todos os direitos reservados